:: Os peitinho da música eletrônica ::

 Os franceses do Daft Punk começaram a tirar um som com um sequenciador MMT-8 da Alessi, um sintetizador Mini-Mooge e um sampler da Akai. Os ingleses do The Chemical Brothers criaram o estilo Big Beats sampleando batidas e arregaçando na MPC da Akai. A música eletrônica tem olho puxado, peitinhos pequenos e cabelo preto liso. Roland e Akai ambas do Japão, uma fabricante de sintetizadores e bateria eletrônica, e a outra do sampler e sua mais famosa série de sampler, a MPC (nos primórdios conhecida como MIDI Production Center e agora Music Production Controller).

A batida do funk carioca dos anos oitenta e noventa, a famosa batida do Jack Matador, foi criada por um americano utilizando a bateria Roland TR-808, mãe do Miami Bass. De Miami para o Rio de Janeiro a batida chegou através do sample (sample sem ‘r’ no final é o arquivo digital, e com ‘r’ no final é o aparelho onde são carregados os arquivos digitais). As famosas Montagens do Funk carioca, como a dos 13 Piratas, Mini Game entre outras foram criadas com o sample dessa batida e o samples criados pelos Djs brasileiros principalmente Adriano DJ.
Street art - Japanese girl de Stijn Hosdez

Os equipamentos eletrônicos como sintetizadores e baterias eletrônicas, cada uma com seu timbre característico, começaram a ser rasgadamente utilizados entre a troca do bastão dos anos setenta e oitenta. A House Music e Techno surgiram com a bateria eletrônica Roland TR-909. Lançada em 1984 com timbre que sobrevive até hoje e com sua rigorosa capacidade de produzir batidas principalmente no tempo 4/4. A Disco Music, os olhos e cabelos da morena na década de setenta foi mesclada com essa rigorosa batida 4/4 por um sujeito em Chicago que colocava vinis de Disco pra tocar e acompanhava com a TR-909 e seus tums-tums-tums-tums. Pra produzir House Music atualmente você precisa de um vocal afinado cantando um Soul ou Rythm’n Blues com um sorrateiro bate estaca e um bom agudo no contra tempo. Tirando os vocais, o bounce, o boogieoogie desse House, aumentando a velocidade da batida e adicionando a dureza de um sintetizador sem muita modulação harmônica, tipo conhaque Dreher, você tem o Techno. Usando um sequenciador/sintetizador, outra peça famosa, a TB-303 também da Roland, você tem o ACID (AcidHouse, Acid Techno). Por ser um sintetizador de Baixo, alternando alguns botões se cria um agradabilíssimo para um ser que está ACID.ificado.
303 by James Enox

Nomenclaturas à parte, fica fácil de reconhecer uma feijoada por saber que ela é feita de feijão, mas se nesse mundo existe alguém que não saiba o que é feijão, não vai reconhecer a feijoada. Chegando ao ponto aos goles de uma caipirinha; música eletrônica é baseada em aparelhos eletrônicos, cada um com sua característica, funcionalidade e principalmente timbres. Reconhecendo cada um deles você sabe se precisa de mais cachaça ou açúcar na sua caipirinha, sacaneando, você reconhece o estilo musicais e suas inúmeras nomenclaturas.

Nenhum comentário: