:: Papo Macaco #03 ::



Ódio, amor, verdade e mentira. Exclusividade de cada persona, de cada ser humano. Muitos evitam a verdade por causa da responsabilidade. Alguns vivem a odiar, pois não compreendem que nem sempre se pode ter o que se deseja. Porém com alguma vontade, determinação e tentativas, consiga o que se precisa. Da infância a adolescência antes de tornar-se adulto, todo ser humano forma a sua personalidade.

Dos trejeitos a concepção da realidade e senso da mesma, todos florescem na puberdade e seguem a adolescência inteira amontoando e testando-se. Pau que nasce torto nunca se endireita. É na fase adulta que se poda os galhos. As pessoas não mudam, apenas controlam e adaptam seus sentimentos, passando de algo instintivo para sóbrio e sisudo.

A nomenclatura ADULTO é diminuta para a árdua tarefa que o ser humano tem; o controle do sentir. Grande parte dos sentimentos geram aflição e angústia. E a racionalização e tentativa de controle dessas emoções é a chave. Pergunte a si mesmo algo que lhe aflige nesse momento e com pouco de pensar achará a resposta; a causa. Verá que está ligado ao desejo. A angústia nada mais é que a não concretização do desejo indiferente à sua vontade. O desejo é aquilo que se imagina, existe e muito se quer. Depois de formatada a personalidade é necessário saber e compreender o disparate entre o que se deseja e do que se necessita.

Ninguém muda, apenas não se consegue controlar e direcionar o desejo, algo que sempre existirá. Limitar-se e apreciar as escolhas, conter-se e apreciar o seu próprio controle. Ver nas suas ações quem você está se tornando. Não é a vivência dos prazeres nem dos desgostos que formam a personalidade final, mas sim a duração em que se vive tais emoções. Não se deve apegar aos prazeres e nem aos desgostos. Eles são passageiros e muitos.

Todos temos o controle de quem somos ou queremos ser. Se quiseres viver bem, aprenda a fazer tal coisa ao seu jeito, errando e acertando, mas sempre se movendo à frente. O melhor desejo é estar apto para todos os momentos que sempre o farão compreender melhor o que um dia tentei dizer a você.

2 comentários:

Unknown disse...

Amei!!!!

Sete Sóis e Lua Adversa disse...

não entendo a diferenciação entre emoções e racionalização, acho que tudo se dá ao mesmo tempo no humano; tal humano que nunca está pronto, nunca tem o fim, pois se recria e pode, mesmo depois de naturalmente morto, ser resignificado, sobrevivendo assim em outros seres humanos.
Lua Adversa.