:: MASHUP Brasil ::

Mashup é o apelido dado ao ciclo copiar (ctrl+c) e colar (ctrl+v). Recomposição da composição aplicada em todas as formas de arte. Na música é a mistura de duas ou mais músicas pré-gravadas, geralmente sobrepondo a faixa vocal de uma música perfeitamente sincronizada sobre a faixa instrumental de outra. Na medida em que tais obras se transformam em algo diferente a partir de um conteúdo original eles podem encontrar proteção nos direitos autorais

Na matéria da página 6, «troque escutar por ouvir», ressalta que a primeira forma de se levar música dos outros para dentro de casa era o vinil. Depois da roda veio à carroça, tendo várias músicas em casa com duas vitrolas para tocá-las por que não uni-las sequencialmente sem pausa? O primeiro Dj brasileiro Seu Osvaldo começou tocando nos intervalos dos bailes dos anos sessenta e não queria que o silêncio dominasse os segundos quando fosse trocar a música ou vinil. Pegou duas vitrolas e fez uma mesa misturadora, naquela época Seu Osvaldo trabalhava na Philco e manjava de eletrônica. O mixer, dispositivo eletrônico que permite misturar o sinal de áudio de duas vitrolas, fez mais auê do que as orquestras que tocavam nos bailes. A roda naquela época era o vinil e hoje são os zeros e uns.

Mashup é a velha nova arte de se influenciar, na música criou-se uma nova forma de mixagem que ainda é dominada por aqueles que estudam e torram tempo em cima de programas de áudio e fundamentalmente de escutar música. Além de saber mexer nos variados programas e equipamentos é preciso conhecer e escutar muita música. Só assim é possível saber que a música Nordestinados da Orquestra Armorial casa perfeitamente com Coco Dub do Chico Science e Nação Zumbi. Você pode escutar este mashup no site soundcloud.com/victorhugomafra.








Escute os Mashup feitos por brasileiros e de músicas brasileira no grupo do SoundCloud:
http://soundcloud.com/groups/mashup-brasil

Nenhum comentário: