:: Meu estado ::

Sentado na última fileira no extremo lado esquerdo da platéia do teatro assisto ao ensaio de uma peça. Olho fixamente para o centro do palco, com dificuldade de foco devido à penumbra. A cada erro entro em estado de sono, coletado ao longo do dia. Fecho os olhos não tão cansados e, algumas vezes, a cada mergulho na breve escuridão sonora que ecoa pelas paredes do teatro, repenso: “O único na platéia a sonhar com a realidade”. Artistas no palco a interagir em busca de algo incomum. Interpretar um personagem que ao final mostrara para outras pessoas sentadas onde estou, que quem esta no palco tenta fingir ser outra pessoa. Eu na platéia, a ver o processo sempre em constante evolução perco alguns desses momentos e entro na minha escuridão sonora. Mixo realidade e sonho alcançando um pequeno prazer e serenidade de apenas estar ali, sentando na platéia. Não deixo que outros pensamentos sobre o futuro consigam me atribular.

Estagnado na penumbra o pensar nas ações futuras jorram vontades, necessidades e sonhos. Quase estático em pleno silêncio com sangue quente correndo sobre veias felizes, continuo sentado. As vozes dos atores e diretor não atrapalham meu estado, apenas quando cruza pelo meio da platéia a personagem. O pensar ficou perturbado pela aceleração dos batimentos do angustiado e apaixonado coração. Agora o rapaz que estava sentado na platéia passa também a ser um personagem. O bom rapaz tende a ser outra pessoa, mas ao sair da sua estagnada posição percebe que sua realidade e limitada pelo tamanho dos seus braços. A penumbra e a escuridão sonora que lhe confortava também o limitava a chegar de maneira eficiente ate ao meio da platéia. Organiza os pensamentos, revê o caminho a ser feito e segue sem esbarrar ou tropeçar nas poltronas do teatro. Ao final do percurso chega a via principal no meio da platéia, e percebe que seu estado não e mais o mesmo.

Não senti constrangimento por interromper levemente o ensaio. Estava esperando por ela, e todo o tempo em que passei sentando esperando teve seu propósito. Pude me desligar de lembranças trazidas por pensamentos futuros. O simples fato de esperar, atrasa o presente ainda mais quando se esta a pensar no futuro. O meu estado e presente.

Nenhum comentário: